29 março, 2007

O ataque - Memórias sobre a 3ª Invasão Francesa (cont. I)

" ... Os granadeiros da guarda pegaram imediatamente nas armas e puseram-se à volta de Massena, enquanto todos os seus ajudantes-de-campo e dragões, montando prontamente a cavalo, avançaram para o inimigo. Como estes tinham fugido sem queimar uma escorva, pensámos que eram homens perdidos que tentavam juntar-se ao exército inglês. Mas vimos imediatamente um regimento inteiro e vimos as encostas vizinhas cheias de inúmeras tropas inglesas que cercavam quase totalmente Fonte Coberta!
O perigo iminente no qual se encontrava o quartel-general tinha origem num erro de Ney, que, achando que o generalíssimo tinha sido informado pela sua carta, tinha dado a ordem a todas as divisões para evacuar Condeixa e Cartaxo. Como Fonte Coberta se encontrava assim descoberta, os inimigos tinham-se aproximado em silêncio do quartel-general de Massena: deixo-vos pensar qual não foi o nosso espanto! Felizmente, ao cair da noite, levantou-se um nevoeiro espesso e os ingleses, não podendo imaginar que o generalíssimo francês se encontrava assim separado do seu exército, pensaram que o grupo formado pelo nosso Estado-Maior era uma retaguarda, com a qual eles não ousaram combater. Mas é certo que se o destacamento dos hussardos inimigos que apareceu à entrada de Fonte Coberta, no momento em que estávamos na mais completa segurança, tivesse carregado nesta vila de forma decidida, teria capturado Massena e tudo o que estava com ele. Assim que os ingleses souberam o perigo que tinha corrido Massena, fizeram-no soar bem alto e o seu historiador Napier diz que o generalíssimo francês só escapou aos seus hussardos ao arrancar as penas do seu chapéu! Este conto é tanto mais absurdo quanto os marechais não têm penas nos chapéus!... "


28 março, 2007

A minha rua... agora está mais bonita!!!



No meu post de 13 de Novembro de 2006, apresentei-vos a minha rua e informei que o executivo de Condeixa-a-Nova tinha aprovado financiamento de obras para calcetamento nas ruas dos Alpendres e Valsinho. Pois é, as obras decorreram este mês e duraram cerca de duas semanas.

Agora sim, dá gosto abrir a porta e passear na rua dos Alpendres.

27 março, 2007

Memórias sobre a 3ª Invasão Francesa


" ... O exército francês, continuando a sua retirada de forma regular e concentrada, afastava-se de Pombal, quando a sua retaguarda foi atacada pelos corredores inimigos. O marechal Ney fê-los recuar e, para lhes barrar completamente a passagem e preservar o nossos equipamente cujo transporte era muito lento, mandou pôr fogo à cidade... O grosso do exército francês posicionou-se entre Condeixa e Cartaxo. O momento crítico da nossa retirada tinha chegado. Massena, que não queria abandonar Portugal, tinha decidido passar o Mondego em Coimbra e acantonar as suas tropas na região fértil situada entre esta cidado e o Porto, para aí esperar pelas ordens e os reforços prometidos pelo Imperador... O quartel-general apanhou, no dia 13, esta direcção e devia ir nesse mesmo dia a Miranda do Corvo. Todavia, sem que pudéssemos saber o motivo, o generalíssimo foi instalar-se em Fonte Coberta e, achando-se bem protegido pelas divisões que ele tinha mandado o marechal Ney colocar em Cartaxo e em Condeixa, só tinha junto dele um posto de 30 granadeiros e 25 dragões ...



... Efectivamente, persuadido de que estava protegido por várias divisões francesas, Massena achou que a região de Fonte Coberta era muito agradável e que o tempo estava magnífico e mandou servir o jantar ao ar livre. Estávamos, então, muito tranquilamente à mesa, debaixo das árvores à entrada da vila, quando, de repente, vimos um piquete de 50 hussardos ingleses a menos de 100 passos! ...






Fonte:


"Memórias sobre a 3ª Invasão Francesa" de General Barão de Marbot. As suas memórias, escritas em 1847 e publicadas pela primeira vez em 1891, em três volumes, são das mais apreciadas de quantas incidiram sobre a época Napoleónica. Marbot participou na 3ª invasão Francesa em Portugal, integrado no Estado-Maior de Massena, descrevendo no seu livro, com bastante pormenor, os acontecimentos ocorridos nessa campanha.

21 março, 2007

Navegar, Fernando Pessoa

Foto: Alberto Valejo, rio de Mouros






Navega, descobre tesouros,
mas não os tires do fundo do mar, o lugar deles é lá.
Admira a Lua, sonha com ela,
Mas não queiras trazê-la para Terra.
Goza a luz do Sol, deixa-te acariciar por ele.
O calor é para todos.

Sonha com as estrelas, apenas sonha, elas só podem brilhar no céu.

Não tentes deter o vento, ele precisa correr por toda a parte,
ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde.
Goza a luz do Sol, deixa-te acariciar por ele.
O calor é para todos.
As lágrimas? Não as seques, elas precisam correr na minha,
na tua, em todas as faces.
O sorriso! Esse deves segurar, não o deixes ir embora, agarra-o!
Quem amas? Guarda dentro de um porta jóias, tranca, perde a chave!
Quem amas é a maior jóia que possuis, a mais valiosa.
Não importa se a estação do ano muda, se o século vira
conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela.
Abre todas as janelas que encontrares e as portas também.
Persegue o sonho, mas não o deixes viver sozinho.
Alimenta a tua alma com amor, cura as tuas feridas com carinho.
Descobre-te todos os dias, deixa-te levar pelas tuas vontades,
mas não enlouqueças por elas.
Procura! Procura sempre o fim de uma história, seja ela qual for.
Dá um sorriso aqueles que esqueceram como se faz isso.
Olha para o lado, há alguém que precisa de ti.
Abastece o teu coração de fé, não a percas nunca.
Mergulha de cabeça nos teus desejos e satisfá-los.
Agoniza de dor por um amigo, só sairás dessa agonia se
conseguires tirá-lo também.
Procura os teus caminhos, mas não magoes ninguém nessa procura.
Arrepende-te, volta atrás, pede perdão!
Não te acostumes com o que não te faz feliz,
revolta-te quando julgares necessário.
Enche o teu coração de esperança, mas não deixes que ele se afogue nela.
Se achares que precisas de voltar atrás, volta!
Se perceberes que precisas seguir, segue!
Se estiver tudo errado, começa novamente.
Se estiver tudo certo, continua.
Se sentires saudades, mata-as.
Se perderes um amor, não te percas!
Se o achares, segura-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.
“O mais é nada".





Aos Amigos, obrigada pela vossa presença constante...

3ª Invasão Francesa


Continuo com as minhas pesquisas, recolhendo informações sobre a Fonte Coberta, de forma a descobrir mais sobre a povoação e a enriquecer o meu blog...
Encontrei no site da Câmara Municipal da Lousã, uma informação no âmbito das comemorações dos cem anos ( 1811-1911) em que o exército Francês de Massena atravessou o concelho da Lousã.

“...Em 13 e 14 houve combates em todo o caminho sendo o mais importante o da Fonte Coberta na noite de 14 e em que o próprio Massena esteve em riscos de ser feito prisioneiro com seu estado maior tendo de sair apressadamente pelas traseiras da casa onde se preparava um jantar que não chegou a saborear.”

O tal jantar relatado no livro A Filha do Polaco.

20 março, 2007

continuando...



Pelos caminhos da Fonte Coberta... eu e a pequena Daniela amarela, num momento de pausa e aqui estou eu a colocar pequenos malmequeres no casaquito dela. Que lindo, uns botões de malmequeres!!! Pena não terem ficado por muito tempo, coisas de crianças!!!

13 março, 2007

oito anos...



PAI
Palavra
Amiga que
inspira toda minha vida
...

12 março, 2007

Daniela, amarela...




Um Domingo magnifico.. Um céu azul, um sol brilhante e quente. Chegaram as andorinhas, o seu voo inconfundível já cruza o céu.
...
Com um dia assim, como é bom ficar debaixo do telheiro a brincar... Temos aqui a Daniela, entretida a jogar o puzzle dos ursos, também demos uns chutos na bola, observamos os bichos, as flores da avó e com um dia assim até o lanche foi na rua... E dormir a sesta, qual sesta!! No final do dia, a Daniela já arrastava os pézitos e acabou por adormecer ao colo do pai.

08 março, 2007

Os bichos deste lugar (I)

As cabrinhas

Campos floridos


O passeio


O dia de sol e outro de chuva...

As meninas de Lisboa chegaram bem, abraços e beijinhos, as saudades já eram muitas!!!
-
A avó Bel, fez para o jantar um bacalhau com natas, de comer e chorar por mais. Após o nosso belo jantar e como já era um pouco tarde, as pequenas foram para a cama e nós ficamos à conversa junto da patusca (nome que a minha mãe utiliza, quando se refere à salamandra).
-
Despertamos cedo no dia seguinte, casa com crianças cedo se madruga, e fomos para o terraço jogar à bola e outras brincadeiras que nos fazem recordar os tempos de meninice... De tarde, fomos dar um longo e belo passeio, por um caminho estreito ao longo do rio de Mouros que vai dar à povoação vizinha - o Poço. As pessoas daqui, dizem que este mesmo caminho era utilizado pelos peregrinos para chegar a Santiago de Compostela. Durante esse percurso, vimos as cabrinhas a pastar, pessoas no campo a cuidar das suas terras, havia muitas flores e apanhámos imensas... A Inês e a Maria João estavam encantadas com os seus raminhos de flores coloridas...
-
No Domingo, o dia acordou cinzento e chuvoso, ficamos recolhidas em casa...

02 março, 2007

Sexta-Feira...

A Pimenteira

As meninas de Lisboa estão a caminho... O tempo está murcho, o sol espreita de vez em quando por detrás de nuvens cinzentas. Mas, mesmo assim nós (*) acreditamos que pode haver um milagre e continuamos a repetir e a cantarolar para que o sol desperte:
***
Avó diz: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
Ana diz: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
Alberto diz: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
Isabeló diz: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
Daniela diz: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
Verinha pensa: Nossa Senhora da Conceição: faça sol e chuva não!!!
***
(*) Os que aguardam ansiosamente pela chegada das "meninas de Lisboa": Avó Isabel, a Ana, o Alberto, a Isabeló, a Daniela e a Verinha (que está doentinha e um pouco rabujenta, mas esperemos que amanhã esteja melhor).