21 março, 2007

3ª Invasão Francesa


Continuo com as minhas pesquisas, recolhendo informações sobre a Fonte Coberta, de forma a descobrir mais sobre a povoação e a enriquecer o meu blog...
Encontrei no site da Câmara Municipal da Lousã, uma informação no âmbito das comemorações dos cem anos ( 1811-1911) em que o exército Francês de Massena atravessou o concelho da Lousã.

“...Em 13 e 14 houve combates em todo o caminho sendo o mais importante o da Fonte Coberta na noite de 14 e em que o próprio Massena esteve em riscos de ser feito prisioneiro com seu estado maior tendo de sair apressadamente pelas traseiras da casa onde se preparava um jantar que não chegou a saborear.”

O tal jantar relatado no livro A Filha do Polaco.

2 comentários:

Viajante disse...

Não te quero desanimar, mas a história das invasões francesas em Portugal está cheia de jantares que acabaram a meio ou nunca chegaram a ser degustados. As lendas ficaram e isso é que importa. Foi um período terrível. O século XIX começou mal e acabou ainda pior...
Não se encontram vestígios da passagem das tropas quando se lavram os terrenos? Talvez fosse um bom tema para um turismo rural... Who nows?

dejalo que va lejos disse...

Hum... não sei responder à tua pergunta. Mas, tenho que virar repórter para obter mais informações sobre este lugar...