Em Portugal, todos os anos há quase dez mil
prematuros
(Foto: Rui Gaudêncio)
Texto publicado no jornal Público online e escrito por Romana Borja-Santos. Um estudo sobre prematuros que acompanhou dois casos de sucesso e que começam assim: " Madeline e Rumaisa nasceram com 280 e 260 gramas, respectivamente. Não
eram maiores que um telemóvel e o parto foi de tal forma prematuro que poucos
acreditaram que fosse possível sobreviverem. Contudo, apesar da pressa para
nascer, não só resistiram como tiveram um desenvolvimento considerado normal
pelos especialistas.
Hoje foi dia de ir ao Centro de Paralisia... a consulta de Terapia da Fala, que correu muito bem. A V. começa a balbuciar mais sons e a interagir mais connosco. Hoje, brincou ao jogo do faz de conta: dar papa ao bebé, fazia o gesto de levar a colher à boca da boneca, levar o copo de água à boca da boneca. O jogo dos objectos iguais, tentar associar as imagens e quando são iguais juntá-las.
Depois fomos ter com a C. (fisioterapeuta), que ficou radiante de nos ver e verificou que aos poucos os passos da V. vão ficando mais corrigidos e as mazelas do derrame cerebral menos notórias. Conclusão a fisioterapia foi suspensa, sim vamos ficar sempre atentos a qualquer sinal e caso seja necessário a V. regressa às mãos maravilhosas da C.. Hoje, dei um forte abraço à C. e um grande OBRIGADA por cuidar bem da nossa menina, que agora já levantou voo.
2 comentários:
:))
Fico tão feliz ao ler as boas novas da nossa amiguinha V.
Graças ao teu cantinho conseguimos estar mais perto dela e testemunhar os seus passinhos vitoriosos!
beijos aos três :)
:D
Que bom saber que lá longe temos os amigos a torcer por nós, por este bem precioso que é a nossa princesa... Obrigada meus queridos.
O nosso lema mantêm-se: viver um dia de cada vez. Tem ajudado imenso :D
Beijos grandes pra vocês.
Enviar um comentário