23 agosto, 2011

a Ler...






Graças a ela, 
à minha querida mãe, 
que fiquei com o gosto pela leitura… 
Em pequena, adorava brincar com as bonecas, andar na rua com as amigas e amigos lá do bairro, jogar às escondidas, andar de bicicleta e outras brincadeiras de infância… As minhas leituras, além dos livros obrigatórios de escola, eram os livros do patinhas & companhia e os livros da Anita. Aconteceu, que um dia fiquei muito doente, febres altíssimas, uma maleita que nunca os médicos conseguiram descobrir, uma virose, talvez!!! Fiquei de cama algum tempo e claro a minha mãe, teve que me acompanhar e olhar por mim… Nesses dias e para me entreter na cama, ia buscar os livros do meu irmão, dois anos mais velho do que eu, e lia-me em voz alta, lia-me, lia-me com a sua voz doce de mãe…

Hoje, agora, que tenho menos tempo para a minha leitura… tenho na mesinha de cabeceira um livro a meio, um outro por ler e outro que entretanto tenho devorado aos poucos todas as noites. O livro chama-se “Histórias daqui e dali” de Luis Sepúlveda, um pequeno livro escrito pelo próprio onde relata 25 histórias, de lugares entre a América Latina e a Europa, escreve sobre o seu exílio... Nós, os exilados, somos como os lobos, para onde vamos juntamo-nos às alcateias que não são as nossas, mas convivemos, caçamos juntos, e, no entanto, a lua convida a afastar-nos para uivar de solidão.”... sobre as memórias, recordações e reencontros. Das histórias que já li, todas elas nos alertam para a nossa forma de viver de hoje, a nossa identidade, sobre o estado do mundo no passado e que continua tão presente… 

Graças à minha mãe e à sua voz doce, e também por causa da Joanissima (onde li este post), ando com vontade de ler o livro "O ladrão das Sombras" de Marc Levy - é a história de um rapazinho (que se tornará adulto) com a capacidade de escutar o que as sombras dos outros lhe dizem sobre os sonhos e os medos das pessoas...

2 comentários:

Joanissima disse...

Adoro Sepúlveda mas ando noutra fase... : )

Lê o Ladrão de Sombras, sim.. é uma ternura e tu, menina sensível e cheia de doçura (acho que só assim se ama este livro) vais identificar-te com muitas (tantas) coisas.

dejalo que va lejos disse...

Boas :D

Sim sim vou ler. Entretanto li um artigo de Marc Levy sobre este livro e fiquei com curiosidade... Mais um livro a juntar à minha lista da "mesinha de cabeceira".

Os livros são mágicos!!!