19 dezembro, 2012

Vamos todos enviar postais de Natal

Vamos todos enviar postais de Natal

Recordo-me e guardo com muito carinho numa caixa de lata antiga que resgatei da casa dos meus avós maternos, os postais de Natal, postais de aniversário, desenhos, cartas longas e curtas de amigos e família. O ritual de receber e escrever, o encontrar um papel bonito ou um postal a condizer com o tema, as canetas coloridas com ou sem cheiro e mais tarde a caneta de tinta permanente que "roubei" ao meu pai. A escrita, as mudanças de letra. Todas estas boas memórias, bem guardadas.  Nos tempos de hoje, e por esta altura escrevo uma só pessoa... o N é um dos felizardos a receber todos os anos o meu postal de Natal. Por falar nisso, tenho de me apressar, porque hoje já é quarta-feira!!!
 
Temos que contrariar os telemóveis e os postais virtuais, os textos mais que batidos e regressar ao ritual do enviar um postal de Natal pelos correios... O ritual de escolhermos um belo postal, a escrita, o envelope, o selo e descobrir um marco de correio mais próximo. Li aqui na Costureira de Palavras, que os CTT removeram 353 marcos do correio nos últimos dois anos, um pouco por todo país. Segundo a empresa, "25% da rede, que na altura era constituída por cerca de 15.500 pontos de recolha não tinham uma única carta por dia". e "50% da rede (ou seja, cerca de 7.750 marcos) tinham uma ou duas cartas".
 
Hoje, descobri este maravilhoso site Costureira de Palavras, escrito por medida pela Marta e com uma ideia muito original, espreitem e participem... Vamos todos enviar postais de Natal e encher os marcos dos correios com postais e cartas cheias de palavras bonitas. Ahh, quem quiser escrever-me um postal de Natal onde terei todo o gosto de o colocar na árvore de Natal, como é costume e claro retribuir... A vida cheia de rituais :D

18 dezembro, 2012

O Presépio...

Fonte Coberta (PT) © LV, Dezembro 2012
 
"Após um passeio até ao ribeiro, para lançar barquinhos de papel, apanhamos musgo e cascas de árvores para fazer o presépio o resultado ficou lindíssimo!!! Fonte Coberta"

17 dezembro, 2012

Mãe e Filha { 4 }


A minha pequena flor encontra-se doente, maleitas de inverno... Hoje a fazer seis dias de molho e cinco noites mal dormidas. Febres altas, muito ranho do nariz e muita tosse, um desconsolo vê-la assim.
 
Espero amanhã que ela possa regressar à creche, para junto dos amiguinhos e à sua rotina... E eu sentir-me um pouco mais equilibrada no sono e não só, porque quando a pequena flor está bem de saúde, eu posso andar exausta, mas só de olhar para ela feliz e bem, fico com o meu coração mais leve.
 
 
 
 



 

13 dezembro, 2012

XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro

Quase 3 anos depois do nascimento da minha filha, conheci a XXS, que existe desde 2008 e tem como missão ajudar os bebés prematuros e suas familias a ultrapassarem aqueles que poderão  ser (e são) os momentos mais dificies das suas vidas.

Porque também sou mãe de uma filha prematura, para mim a XXS é um sinal de esperança, de conforto e de apoio para lidar com os meus medos, as incertezas do futuro da minha filha. Agora e com mais garra abraço esta mesma associação que me reconforta e ao mesmo tempo posso ter um papel fundamental de ser uma presença mais activa e transmitir o meu testemunho e ensinar aos a novos pais de bebés prematuros a viver esta nova fase - um dia de cada vez, a aceitar e sempre acreditar na esperança.

Uma forma de ajudar a XXS é a divulgação desta causa e "gostarem" na página no Facebook ou então serem voluntários... Espreitem, vamos fazer com que esta associação chegue ao maior número de pessoas, porque os bebés prematuros precisam de nós.

 

22 novembro, 2012

Luzes




Esta noite, pelas 23h00 no programa "Testemunho Directo" do Porto Canal...

 
Eu e o N. vamos estar presentes. A uma só voz, o nosso testemunho como pais de uma extra-prematura, sensibizar a opinião pública sobre estes pequenos milagres e tudo que os envolve, pais, família, equipa médica, sociedade e etc...

25 outubro, 2012

Dead Can Dance

 
 

Como começar...
 
Tanto que poderia e queria escrever sobre a noite passada, mas não consigo. Sinto-me cheia cá dentro, uma felicidade enorme.
 
Quase 20 anos depois tenho o prazer de estar numa sala cheia e ouvir as vozes e os sons inconfundíveis dos Dead Can Dance.
 
Um concerto mágico, o concerto da minha nossa vida!!!
 
 
A imagem roubei daqui...

03 agosto, 2012

Friday Ritual


Hoje deambulava pela internet e encontrei esta maravilhosa foto... Abre uma porta muito especial que existe neste lugar.



{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember. 


A ideia veio daqui  Bentley's Family e o original desta mesma ideia, veio daqui SouleMama.

27 julho, 2012

À procura de mim...


Um mês... Os dias, esses vão passando e nos últimos tenho registado imensos e bons momentos.

Com a ajuda da D. tento novamente (e espero que consiga) atenuar as minhas cicatrizes, as incertezas, a "fragilidade" do meu eu e voltar a falar de mim. Bem sei, que tenho muito trabalho pela frente... Mas, sinto-me com energia e com a vontade de o fazer por mim, por nós.

Além de mim, os registos são da minha adorada e principal protagonista que ocupa e preenche a minha vida; 

V. já dorme numa cama dos grandes, a antiga cama de solteira da mamã, uma cama com mais de 100 anos que pertencia aos meus avós paternos (pena tenho eu de os nunca ter conhecido). A princesa andava a ter uns sonhos maus e um despertar nocturno que deixava os papás completamente desorientados e exaustos... De certeza que tinha uma ervilha debaixo do colchão que não a deixava descansar!!! Agora ela tem um sono mais tranquilo e espaço com fartura. Ela cresceu depressa e como é bom vê-la crescer...

Momentos únicos, a V. abraça com mais força, ela já sabe que eu e o papá somos o seu porto de abrigo... Os momentos de solidão da V. de dia para dia ocupam menos o seu espaço e entre nós são cada vez mais curtos. Sentimos a alegria no seu olhar, no seu sorriso. Uma filha única e tão desejada, a V. de dia para dia desenvolve e demonstra a sua personalidade, já nos entende, já nos procura para brincar e quando nos quer mostrar algo. As birras, essas também vão aumentando, as conversas cada vez mais longas, já diz os nomes das educadoras da creche, da Dª M. e aos poucos e poucos as palavras vão fluindo como uma dança... Sim, a V. também já dança e arredonda a saia.

Com isto, vou arrumando a minha casa, tenciono remodelá-la, perfumá-la. É urgente, preciso e quero muito...


13 julho, 2012

Friday Ritual

Jardim Botânico, Coimbra (PT) © AV, Junho 2012

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember. 


A ideia veio daqui  Bentley's Family e o original desta mesma ideia, veio daqui SouleMama.

27 junho, 2012

terceiro dia



"There is a will,
There is a way."


A imagem roubei daqui...

26 junho, 2012

25 junho, 2012

primeiro dia...

Desistir Não É Opção!!!

30 maio, 2012

Mãe e Filha { 3 }


No quarto da V. existe uma caixa em forma de coração, onde coloco os ganchos, os elásticos e as molas que compro e que vão oferecendo...  O cabelo dela vai crescendo e de vez em quando tento dar-lhe um jeito, colocando um gancho colorido, que imediatamente é retirado pela pequena mãozita... Bem, os adereços foram ficando esquecidos na caixa em forma de coração, até que...

...Ontem, fiz nova tentativa, isto porque a V. ia fazer a sua primeira viagem (Coimbra a Cernache) sem os papás e resolvi tentar pela milésima vez colocar um gancho colorido e para meu espanto, ela deixou!!!


Hoje, a V. levou um gancho verde... uauuu fica-lhe tão bem e desconfio que a V. também começa a gostar.


25 maio, 2012

Friday Ritual

Coimbra (PT) © AV, Maio 2012


O banco vazio de Pedro Burmester

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember. 

A ideia veio daqui  Bentley's Family e o original desta mesma ideia, veio daqui SouleMama.

24 maio, 2012

Oh não!!!



Tal e qual... e hoje tive que vir aqui reclamar...


A imagem perfeita para este meu dia... E mais um livro adicionar à lista de compras.


"Um Livro Para Todos os Dias" da editora Planeta Tangerina

18 maio, 2012

Friday Ritual


Coimbra (PT) © AV, Maio 2012

Já perdi a conta às consultas de pediatria da V. ... Lembro-me tão bem da primeira vez que fomos os dois conhecer o Doutor Peixoto. Eu e tu, cheios de incertezas, de medos, mas no meio deste turbilhão todo sentíamos uma esperança e uma vontade enorme de arregaçar as mangas e ir à luta  para  que a nossa pequenina V. conseguisse vingar no mundo, neste mundo.

A V. foi à consulta de pediatria precisamente no dia em que fez 2 anos corrigidos... O Doutor Peixoto, encantado com a nossa menina, seja no crescimento, seja no desenvolvimento, em tudo e no fim perguntou: Vocês deram o nome de Vitória por ela ter nascido prematura? a nossa resposta foi Não... Quando engravidámos, mesmo ainda não sabendo o sexo do nosso bebé decidimos os nomes. Se fosse um menino seria Afonso e se fosse uma menina seria Vitória.

É, ela já estava destinada.




{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember. 

A ideia veio daqui  Bentley's Family e o original desta mesma ideia, veio daqui SouleMama.

09 maio, 2012

3 pequenos e deliciosos dias aqui...

Imagem 366.jpg

© AV, 02 Novembro 2007 



Dias, horas, minutos e segundos a saborear-te, 
a olhar-te nos olhos sem ter que te pedir licença ou bater à tua porta... 
Sim, estes dias são só nossos para namorar
passearmos de mãos dadas. 

Os dois, a dois, o prazer de redescobrir esta maravilhosa cidade. 

Falta 1 dia e algumas horas.



04 maio, 2012

Um bom fim de semana...

unplug! #healthychild



Sexta-feira, yupiiii
Eis o meu lema, chega o fim de semana e desligo-me do computador... 
Dois dias de diversão, dentro ou fora de casa, só o tempo o dirá. Brincadeiras com as bonecas, com os cubos, com os legos, vamos a banhos, fazemos o A e dançamos, cantamos ao som de melodias alegres, sons de infância. 
Dois dias cheios e alegres, com pouco descanso...




A imagem roubei daqui...

23 abril, 2012

A melhor profissão...


Sim, ser mãe é a melhor profissão do mundo.

Todos os dias acordar-te,
fazer-te o pequeno almoço,
levar-te à creche e
acompanhar-te para todo lado...

Às vezes, no caminho da escola e enquanto conduzo, 
olho para ti e sinto-me tão orgulhosa... 
Adoro, ver-te crescer!!!


09 abril, 2012

Baloiça para a frente, baloiça para trás...



Ao ver este desenho, lembrei-me logo da V.
eis a paixão dela, andar de baloiço. 
Baloiça para a frente e baloiça para trás,
não se cansa.


O desenho roubei aqui...


05 abril, 2012

Leva-me a Paris

De vez em quando, gosto de fingir que estou a viajar (também faz parte da minha profissão) e ao encontrar estas incríveis imagens da cidade luz por Noelle Shumer fugi para bem longe, são maravilhosas e levam-me a 1500 km daqui... A passear no Jardim de Luxemburgo, caminhadas pelas avenidas largas de Paris, os seus belos cafés, as lojas, os edificios e os bairros... Hoje sou parisiense por uns momentos!!!




04 abril, 2012

Assim TE quero...

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amado,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-o e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feito
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.



Para TI, um poema de Pablo Neruda (ele que me desculpe, fiz algumas alterações)

03 abril, 2012

Abril - Alegrar o desktop...



Abril, dizem que é o mês da chuva - Abril, águas mil... Venha a chuva porque este ano está tão escassa.

Abril, o mês dos touros e cheio de velas a soprar... Aqui por casa vamos comemorar 40 primaveras do N.. Bem longe daqui, cerca de 2400 km a Menina de Lisboa irá comemorar as suas primaveras (xiuuuu a idade às meninas não se pergunta) em boa companhia e quem sabe a tomar café com o Máximo...  
E tu, PAI, lá bem longe e tão perto de mim... O prazer de ter soprado tantas velas juntos, e este mês seriam imensas, mais precisamente 88. 

Abril, também é o mês onde se comemora 38 anos de liberdade.


Abril, cheio de corações coloridos. Download aqui...


29 março, 2012

A.

Falta mais um dia e meio para o fim de semana, sinto-me cansada (noites mal dormidas) e também triste pela notícia desta semana com a partida de mais uma Amiga...

É certo que via a A. de vez em quando, mas quando estávamos juntas tínhamos tanto a conversar, as novidades das nossas vidas, os temas do dia-a-dia... Guardo boas recordações de cumplicidade e de uma pessoa sempre disposta a ajudar o próximo. Sim, ajudou-me... 


Guardo o seu sorriso aberto e bons momentos à volta da uma mesa na companhia de um fino gelado e tremoços à mistura.

Desejando que o fim de semana chegue depressa, num instante.





Coimbra (PT) © AV, Março 2009 

22 março, 2012

Vitória, seu nome ♥

Ontem enquanto jantávamos, a V. fez-nos companhia,  sentada pela primeira vez numa cadeira dos grandes e de tão orgulhosa e contente que estava, apontava com pequeno dedito para nós, este gesto queria dizer que estava sentada no lugar dos papás ... estava excitadíssima !!! Falava na língua dela sem parar e nós respondíamos: "ai sim, e mais...", os três num dialogo delicioso.

Todos os dias olho para a minha filha (quase 26 meses idade cronológica / 22 meses de idade corrigida) e fico enternecida, mesmo com as suas birras diárias esforço-me para não me chatear contando 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 até 10. Tento compreende-la, tento carinhosamente sossega-la... Esforço-me, porque a adoro e sei que este é o meu o nosso caminho certo... Fico feliz, muito feliz, pelo bom, excelente desenvolvimento dela...

Ontem, tentámos filmar o momento, mas a estúpida da máquina amuou... O momento delicioso fica gravado sempre para sempre no nosso coração.


Coimbra (PT) © AV, Agosto 2010 

19 março, 2012

Dia do Pai

 
 
Coimbra (PT) © AS, Março 2012


Hoje é o teu terceiro ano que festejas o "Dia do Pai" com a pequena V.

Todos os dias, demonstras a tua doçura de menino que em tempos se perdeu.
Todos os dias, dás colo à tua filha e sabes fazê-lo tão bem... 
Tu és PAI todos os dias, um pai de A (grande).

Os anos vão passando e tornando-se mais doces e mais leves. A nossa filha trilha um bom caminho e hoje, neste dia especial ofereceu-nos uma vez mais a prenda mais bonita de todas...   

16 março, 2012

Frase com sentido...


 

Encontrei esta frase e leio-a vezes sem conta, sorrio porque são palavras com sentido... 
Tenho "coleccionado" nestes últimos dias bons momentos na minha vida.


15 março, 2012

13 anos...

Os meus domingos são mais doces, é dia de bolo e chá acompanhar... 

Só quando a sesta é curta tenho de partilhar a minha cozinha com uma criança pequena, cuidados e atenções redobradas. A V. adora ver, está sempre atenta aos meus passos de gigante e já gosta de lamber com o dedito a massa... Sinto um enorme prazer em fazer e em ter estes momentos, que no final são recompensados pelos sons e pelas caras felizes do N. e da V.
Mas, os meus domingos, são a alegria de regressar à minha infância, os ingredientes e os cheiros à mistura relembram também os meus domingos, quando em pequena fazia um bolo ou um doce. Adorava estar na cozinha e muitas vezes estes meus momentos eram autênticos programas culinários de televisão, tentava imitar o programa da Filipa Vacondeus... O domingo, onde nós cinco à volta da mesa da cozinha, mesa posta a rigor onde o chá era servido na loiça branca e fina  da minha avó L. ... O passado e o presente juntos, num abraço longo, mas tão tão reconfortante. 


Dou valor a estes meus domingos, onde agora estamos os três à volta de uma mesa e nos amamos incondicionalmente. 

08 março, 2012

Palavras que me prendem {2}

Coimbra (PT) © AV, Novembro 2011

Um dos primeiros trabalhos feitos pela minha filha na creche... Rabiscos, sinto-me tão orgulhosa destes riscos cheios de cor, de formas, cheios de valor e cheios de sentido para nós pais.

Há duas semanas para cá, a V.  anda de língua solta, comparo-a com uma russa, fala e fala de manhã e à noite, até durante o sono... Quando está sozinha, comunica imenso com os bonecos, com os livros aponta com o dedito nas imagens e fala, refila com os objectos quando não consegue o que quer ou então refila connosco quando não prestamos a devida atenção  ou não a entendemos... 

Ontem à noite, tinha a V. ao meu colo a palrar e eu falava com a Dª M., quando de repente levo com uma mordedela no braço... Uiii dor aguda... A V. conseguiu chamar a minha atenção, mas teve de levar um responso e ficou a chorar.

Tenho uma menina linda a sair das cascas...

06 março, 2012

Casa ♥

Coimbra (PT) © AV, Março 2012

Renovar faz bem à alma...

Um pormenor do nosso hall de entrada. Em cima da cómoda antiga, recordações, presentes e duas molduras, uma com uma foto antiga da V. e outra que retrata bem  um dia muito feliz e cheio de sorrisos, os três em união, a forma mais agradável de nos apresentarmos às visitas da casa.

05 março, 2012

Sons...





Os bichos da V. têm sons, basta perguntar... 

- Como faz o elefante e ela responde: FUAAAAAAAAAAAAAAAAA...

A imagem roubei daqui...

02 março, 2012

Friday Ritual

Coimbra (PT) © AV, Março 2012

A cadeira vazia de André Madeira e o banco vazio de Mário Laginha.


{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember. 


A ideia veio daqui  Bentley's Family e o original desta mesma ideia, veio daqui SouleMama.