09 agosto, 2011

Já não há homens como antigamente - felizmente!

Praia da Falésia (PT) © AV, Julho 2011


De janela em janela cá ando eu… Na minha longa lista de blogs “que gosto de cuscar de vez em quando” entrei na “Redonda ou quadrada”, blog escrito pela Sofia, mãe de uma menina, onde relata o seu dia-a-dia, as grandes aventuras da pequena L. e outros afins muito interessantes e que me dizem muito… Voltando ao meu post, e ao porquê do meu título, foi neste blog que li o artigo com o título “Coitados dos homens!” e tomei-o como desafio e dedica-lo ao Ni.

É bom ler este tipo de artigos, onde o homem está muito mais cooperante em ajudar em casa, onde as tarefas são partilhadas haja ou não haja filhos, mas também sei e é do conhecimento geral que existem muitos homens que não mexem um dedo… conversando e desabafando, as minhas amigas perguntam-me qual é o meu segredo ou a mezinha, porque tenho um companheiro que é uma fadinha no lar. Bem, eu sou uma felizarda!!! NÃO!!! Tenho ao meu lado uma pessoa que tem as mesmas responsabilidades que eu (embora, às vezes até parece que tem mais do que eu, porque na minha opinião ele às vezes exagera) e porque reconhece que se formos os dois, tudo é mais simples e ficamos com mais tempo disponível e boa disposição para nós e atenção para a V.. Aqui, na nossa casa, somos iguais e ao partilharmos o mesmo espaço, tentamos equilibrar, sabendo que às vezes (porque isto de viver a dois tem muito que se lhe diga) temos que pôr uns pozinhos de perlimpimpim ou contar até 2 mil para que o dia não fique azedo… Quanto à tarefa de ser Pai, o Ni abraçou-a à força, porque a V. veio cedo de mais e como a mãe (antes e após o nascimento esteve longe 18 dias) foi ele que teve de aprender a esterilizar biberões, os utensílios para a bomba de tirar leite, gerir sacos de congelação de leite, preparar a parafernália necessária para um bebé e o pior foi andar de um lado para outro (sempre com o coração nas mãos) acudir mãe e filha… Não sei o dia de amanhã, mas até agora, o Ni tem sido um homem forte, companheiro e um bom amante.

Sabemos que dia-a-dia não é fácil, estamos o dia inteiro fora de casa e mal temos tempo de olhar para nós mesmas, mas deixo aqui uma dica para quem tem lá em casa um homem que não ajuda, tentem, mas tentem mesmo, aos poucos dar-lhes simples tarefas, como por exemplo: levantar a loiça da mesa e arrumar a cozinha ou fazer uma refeição a dois, ao som de uma bela música…

Reconheço que entre homem e mulher, nunca haverá igualdade! Até que as mulheres redescubram o que realmente querem e valorizem aquilo que são, e aí sim, o mundo pode ser mais justo para ambos.

2 comentários:

Safira disse...

Lá em casa haverá igualdade no dia em que o berbequim deixar de ser um instrumento do DEMO para mim! Até lá serei sempre refém do ferro de passar e do arrumar da louça lavada, porque o senhor meu marido trata da bricolage pesada e recusa essas 'tarefas menores'...

Compromissos, como dizes. Mas vale a pena :)

dejalo que va lejos disse...

Eheheheheheh rio-me da tua forma de iniciares o teu comentário :D

Amiga, vê o lado simples da vida: o senhor teu marido ajuda, mexe os dedos :p e creio que aos poucos e poucos ele comece a fazer outra coisas... não o deixes ficar parado das burras ;o)))