09 novembro, 2011

por Terras de Sua Majestade...


                                        Londres (UK) © AS, Outubro 2011                              Londres (UK) © AS, Outubro 2011

Sábado de manhã, acordámos com um sol fantástico, (tivemos um fim de semana tórrido, toda a Europa estava com temperaturas de Verão)  saímos os dois de mãos dadas para desfrutar a cidade... O N. já conhecia a cidade e de lição estudada para este curto fim de semana, achámos por bem fazer um programa suave, palmilhar  algumas ruas e bairros de Londres e incluir a visita de um só museu, ofícios do N.
Para começar: passear no belo Hyde Park, fiquei encantada, um jardim imenso no centro de Londres, um espaço verde, com imensas árvores, lagos, patos e cisnes, jardins bem arranjados e cheios de flores, vimos esquilos a saltitar, pareciam que nos queriam desafiar para irmos atrás deles. As pessoas chegavam ao parque, e pareciam desejosas de aproveitar o belo dia, umas ficavam semi-nuas estendidas ao sol, outras brincavam com os miúdos (confesso que me tocou bastante e o meu coração de mãe ficou cheio de saudade), pessoas a passear os seus animais, a fazer desporto... Um espaço maravilhoso no qual aproveitámos para descansar debaixo de uma grande árvore. Seguimos jardim adentro e já perto da hora do almoço, continuavam a chegar ainda mais pessoas carregadas de sacos ou cestas, veio logo à cabeça, com a certeza que iriam fazer um piquenique. Fiquei um pouco roída de inveja, porque na minha cidade não existe um espaço verde onde se possa passar um dia inteiro... Continuando, seguimos até Portobello Road, um mercado de rua, um dos mais conhecidos e frequentados de Londres. Uma perdição, agarrei-me à carteira para ela não abrir... Imensos antiquários, lojas ou bancas de rua muito bem apresentadas, com os seus objectos antigos (relógios, loiças, jóias, livros, discos de vinil, roupa, calçado, brinquedos, etc.), lojas modernas, cafés, bares, restaurantes, tudo na rua... Rua repleta de pessoas e eis que encontramos uma loja de cup cakes, cá fora uma mesa onde acabavam de chegar uma travessa cheia de pequenos e apetitosos cup cakes, olhámos um para o outro e pensámos temos que almoçar e porque não começar pela sobremesa e zásss. Bem, precisávamos de mais alimento e demos com uma tenda a confeccionar comida italiana e venham umas bruschettas e para empurrar um batido de fruta. Cansados, mas sempre com vontade de ver mais, caminhámos pelos bairros com as suas típicas casas vitorianas, sempre que possível espreitava para dentro e grande parte destas casas estavam bem decoradas e cheias de bom gosto. 
Oxford Street, Regent Street, Piccadilly Circus e Trafalgar Square, tanto que caminhámos, os nossos sentidos absorviam tudo, vivíamos as ruas e a cidade... O N. anuncia que tem uma surpresa para mim e o melhor será arranjarmos um local para descansarmos e aproveitar também para fazermos um longo e relaxante jantar. Depois de alguma procura, passámos pelo Soho e acabámos por ficar na zona de Chinatown. Um restaurante turístico (muitos grupos de turistas, uma ementa variada e aceitável, excepto na limpeza das casas de banho, ai se ASAE viesse aqui, já tinham as portas fechadas), cozinha chinesa, e numa mesa junto à janela, apreciámos o nosso belo manjar e o movimento do bairro.  
Caminhámos mais um pouco, e em contagem decrescente para a surpresa, saímos na estação Westminster e ei-lo atrás de mim, o famoso Big Ben. Fiquei de nariz no ar apreciar este monumento que tantas vezes o vi em filmes e revistas, finalmente juntos (embora Londres era uma cidade que não puxava para uma visita). Atravessamos o rio Tamisa e o N. começa por perguntar se eu já tinha descoberto a surpresa, disse-lhe que desconfiava, risos, e tinha razão. Num início de uma noite tão amena, embarcámos no London Eye. A 135 metros de altura, temos um panorama da cidade, para quem faça uma viagem curta, o London Eye é perfeito.  


 Londres (UK) © AS, Outubro 2011                             Londres (UK) © AS, Outubro 2011


Saímos satisfeitos pela vista nocturna, fabulosa mesmo. OBRIGADA. Ainda pensámos ir a um pub londrino, mas a ideia foi posta de lado, porque o cansaço já era grande e amanhã iríamos ter outro longo dia. Regressámos ao hotel.


... continua.



Sem comentários: